O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, recebeu na manhã desta segunda-feira (30), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante a entrega do Complexo Policial do município, totalmente requalificado, por meio da 11ª Delegacia Seccional, que fica na rua Jiló, no centro da cidade e que tem no comando o delegado Jean Rockfeller. Na ocasião, eles conheceram as novas instalações e participaram do descerramento da placa. O prédio passou por adequação das redes elétrica e hidráulica, climatização e ampliação com novos cômodos.
Pela primeira vez em Goiana, após ter sido eleita, Raquel Lyra ressaltou a importância de se investir na segurança pública. “O objetivo é proporcionar melhor infraestrutura para o trabalho de policiais, servidores e, consequentemente, um atendimento de mais qualidade para os goianenses e moradores da região da Mata Norte de Pernambuco”. A governadora disse ainda que novos investimentos serão realizados para que o Estado apresente respostas firmes ao longo de sua gestão, citando a realização de concurso público no início de 2024 para o ingresso de mais de 3.400 policiais civis e militares.
Outra novidade anunciada no evento foi a construção de um Complexo Policial, que centralizará em prédios diferentes, mas em um mesmo terreno, equipes da polícia militar, polícia civil e guarda municipal de Goiana, no distrito de Ponta de Pedras. “Essa parceria entre os governos estadual e municipal é importante para desenvolver e fortalecer cada vez mais nossa região da Mata Norte”, destacou Eduardo Honório.
A ideia é trabalhar com as forças policiais de forma integrada. Para isso, já começa a ser trabalhada a ampliação do sistema de videomonitoramento em Goiana pela prefeitura municipal. “Queremos instalar mais de 300 câmeras nas vias públicas para o controle de entrada e saída do nosso município”, completou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito (Sestran), Romolo Lamenha. Segundo ele, as câmeras farão leitura facial para identificar aqueles que têm mandado de prisão e leitura de placas de veículos que estejam cadastrados no sistema como furtados ou roubados. “Inclusive já fazemos o videomonitoramento nas escolas públicas e unidades de saúde de Goiana”, destacou ele.
Hoje, o município conta com mais de 600 câmeras espalhadas nesses ambientes para garantir a segurança patrimonial e integridade de toda comunidade escolar e das pessoas que diariamente utilizam os serviços de saúde em Goiana. A central de videomonitoramento é instalada na sede da Sestran e funciona 24h.
Também estiveram presentes na entrega, a vice-governadora, Priscila Krause; o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho; a Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Simone Aguiar; os deputados estaduais Antônio Morais e Mário Ricardo, os prefeitos de cidades próximas como Antônio Cassiano (Condado), Xisto Freitas (Aliança), Paquinha (Macaparana), Guiga Nunes (Vicência), Marcone Vicente (São Vicente Férrer), Paulo Batista (Itamaracá), além de secretários estaduais e municipais, vereadores de Goiana e demais autoridades políticas da região.