Edson Braga analisa como o tempo pode se tornar nova fronteira da indústria de alimentos

Empresário defende que conveniência seja medida pelo tempo total exigido da rotina, e não apenas pelos minutos de preparo indicados na embalagem

A indústria de alimentos passou décadas competindo por espaço na prateleira, presença na geladeira, preço, sabor, confiança e conveniência.

Para Edson Braga, uma nova disputa ganha importância: o tempo do consumidor.

A questão não se limita aos minutos de forno ou micro-ondas. Envolve escolha, preparação, espera, limpeza, armazenamento e tudo aquilo que acontece entre a decisão de comer e o momento em que aquela refeição deixa de exigir atenção.

Essa mudança pode alterar desenvolvimento de produtos, embalagem, food service e até a forma como marcas comunicam conveniência.

Conveniência não é apenas rapidez

Um alimento que promete ficar pronto em três minutos pode exigir muito mais tempo na prática.

Pode ser necessário descongelar, pré-aquecer forno, utilizar utensílios, adicionar ingredientes e limpar equipamentos depois.

Por isso, o tempo informado no modo de preparo nem sempre corresponde ao tempo realmente retirado da rotina.

Para Edson Braga, a indústria precisa observar a experiência completa.

A conveniência real começa quando surge a decisão de comer e termina quando o consumidor consegue seguir com o restante do dia.

Tempo também possui valor econômico

Duas refeições podem ter preços diferentes e, ainda assim, apresentar uma relação de valor mais complexa do que aquilo que aparece no caixa.

Uma opção mais barata pode exigir planejamento, preparo e limpeza.

Outra pode custar mais, mas devolver parte desse tempo ao consumidor.

Isso não significa que cozinhar seja um problema.

Cozinhar pode representar prazer, cultura, convivência e criatividade.

A diferença está entre o tempo que a pessoa escolhe dedicar à alimentação e aquele que é imposto por tarefas que não geram valor para ela.

A indústria pode retirar fricção sem retirar experiência

A busca por conveniência não deveria significar fazer tudo pelo consumidor.

Uma alternativa é eliminar tarefas repetitivas e preservar aquelas que ainda possuem significado.

Descascar, esperar descongelamento ou limpar equipamentos pode representar fricção.

Finalizar um prato, montar uma refeição ou cozinhar com a família pode fazer parte da experiência.

A oportunidade está em entender quais etapas o consumidor gostaria de manter e quais preferiria receber prontas.

Surge o “Tempo Total da Refeição”

Edson Braga propõe uma métrica chamada Tempo Total da Refeição.

Ela começa no momento em que a pessoa decide comer e termina quando aquela ocasião deixa de exigir atenção.

Dentro desse intervalo entram escolha, preparo, espera, finalização, consumo, limpeza e armazenamento das sobras.

A intenção não é reduzir todos esses momentos.

É identificar quais realmente acrescentam valor.

Essa análise pode ajudar P&D a perceber quando um produto economiza tempo em uma etapa, mas cria novas dificuldades em outra.

Um produto pode economizar cinco minutos e desperdiçar vinte

O problema aparece quando cada parte da cadeia analisa apenas seu próprio desempenho.

A fábrica mede processo.

A embalagem mede proteção.

O equipamento mede tempo de cocção.

O varejo mede exposição.

Mas é na rotina do consumidor que todas essas etapas se encontram.

Uma embalagem difícil de abrir, uma sobra complicada de armazenar ou um produto que exige vários utensílios podem anular parte da conveniência prometida.

Por isso, a experiência completa precisa entrar mais cedo no desenvolvimento.

A indústria também vende minutos

Alguns alimentos entregam mais do que ingredientes.

Um molho pronto pode representar dezenas de minutos de preparação já realizada.

Uma massa fermentada previamente incorpora horas de processo.

Vegetais lavados e cortados entregam trabalho que aconteceu antes da compra.

Uma boa refeição congelada pode transferir planejamento, preparo e limpeza para outro ambiente.

Nesse sentido, parte da indústria não vende apenas comida.

Vende tempo transformado em alimento.

O valor do minuto muda conforme a ocasião

O mesmo consumidor não possui a mesma disponibilidade todos os dias.

Uma pessoa pode querer passar horas cozinhando no domingo e ter apenas alguns minutos em uma noite de semana.

Isso significa que segmentação por idade, renda ou composição familiar pode não explicar sozinha o comportamento.

A ocasião ganha importância.

Tenho três minutos.

Tenho quinze.

Tenho quarenta e cinco.

Hoje quero cozinhar.

Hoje quero apenas comer.

A mesma pessoa pode ocupar todos esses contextos dentro de poucos dias.

Portfólio pode ser organizado por disponibilidade de tempo

Essa mudança abre uma possibilidade para as empresas.

Produtos podem deixar de ser pensados apenas para perfis demográficos e passar a atender momentos de disponibilidade.

Uma mesma marca pode oferecer soluções diferentes para consumo imediato, finalização rápida ou preparo mais participativo.

Essa lógica aproxima conveniência de ocasião.

Em vez de perguntar apenas “quem é o consumidor?”, o desenvolvimento também passa a perguntar “quanto tempo ele possui agora?”.

Food service já vive essa disputa

Restaurantes também competem pelo relógio.

Mise en place, preparo, limpeza, treinamento, pico de pedidos e delivery consomem tempo operacional.

Quanto maior a quantidade de atividades repetitivas, menor o espaço disponível para aquilo que realmente diferencia o negócio.

A indústria pode absorver parte dessa complexidade.

Não para retirar o cozinheiro da operação, mas para devolver tempo a ele.

Bases, molhos, massas e outros componentes podem chegar com etapas já resolvidas, permitindo maior foco em finalização, atendimento e experiência.

A fábrica pode gastar horas para devolver minutos

Uma das vantagens da produção industrial está na capacidade de concentrar tempo, equipamento e conhecimento.

Um processo pode levar horas dentro da fábrica e exigir poucos minutos na casa do consumidor ou no restaurante.

Isso não diminui o alimento.

Pode democratizar processos que seriam difíceis de executar diariamente fora de um ambiente especializado.

A complexidade continua existindo.

Ela apenas foi deslocada.

“Conveniência invisível” pode ganhar espaço

Edson Braga chama de Conveniência Invisível a situação em que a tecnologia resolve dificuldades sem empobrecer a experiência final.

Uma massa pode ter passado por fermentação longa.

Um molho pode ter recebido horas de desenvolvimento.

Uma proteína pode ser processada com precisão.

Mas tudo isso chega ao consumidor em uma experiência simples.

Quanto mais fácil parece o uso, mais sofisticado pode ter sido o trabalho anterior.

Inteligência artificial também pode entrar na disputa

Sistemas de recomendação podem passar a considerar não apenas preferências, preço ou perfil nutricional.

Tempo disponível pode se tornar outra variável.

Um sistema poderia cruzar estoque doméstico, equipamentos, número de pessoas, restrições e horário para indicar opções adequadas àquele momento.

Nesse cenário, marcas podem competir para aparecer não apenas nas prateleiras, mas também nas recomendações geradas a partir do contexto do consumidor.

E uma informação ganha importância: quanto tempo aquele produto exige.

Nem todo minuto precisa ser eliminado

A busca por eficiência possui um limite.

Transformar alimentação em uma corrida permanente contra o relógio pode empobrecer a própria experiência.

Existem refeições que merecem tempo.

Conversas que acontecem ao redor da mesa.

Receitas que dependem de espera.

Momentos em que cozinhar é parte do prazer.

Por isso, a indústria não deveria buscar simplesmente reduzir o tempo dedicado à comida.

Deveria eliminar o tempo sem valor para preservar aquele que possui significado.

O relógio pode entrar na formulação

Quando uma empresa desenvolve um produto, costuma analisar custo, sabor, nutrição, shelf life, embalagem e margem.

Edson Braga propõe acrescentar outra pergunta:

quantos minutos da vida do consumidor este produto exige e o que entrega em troca?

Se a proposta é conveniência, a promessa precisa considerar todo o processo.

Um produto que diz ficar pronto em poucos minutos deve evitar esconder etapas que tornam a experiência muito mais longa.

Conveniência deixa de ser apenas argumento de marketing.

Passa a ser uma promessa sobre o tempo de alguém.

A disputa pode ser por tempo devolvido

Para Edson Braga, o concorrente de um alimento nem sempre será outra marca ou outro produto.

Pode ser trabalho, deslocamento, descanso ou qualquer outra atividade disputando a mesma parcela do dia.

Isso muda o significado de conveniência.

A próxima geração de produtos pode ser definida não apenas pela velocidade com que ficam prontos, mas pela capacidade de identificar quais minutos devem ser economizados e quais merecem continuar fazendo parte da experiência de comer.

O que as atitudes dos adultos ensinam às crianças sobre respeito, empatia e solidariedade?