A vereadora Aline Mariano (PP) repercutiu, na Câmara do Recife, nesta segunda (26), a visita que fez ao Parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central da cidade. A parlamentar fez um apelo à Secretaria de Direitos dos Animais e demais órgãos no sentido de dar maior segurança às espécies e destiná-los para um outro local. A vereadora visitou o parque na última quinta-feira a pedido do ativista da causa animal ativista Douglas Brito. A fala de Aline no plenário foi apoiada por representantes da OAB Pernambuco e da Associação dos Protetores de Animais de Pernambuco.
“Testemunhei, as condições que estão vivendo as várias espécies de aves e onze macacos que estão no local. Sabemos que esse espaço existe há pelo menos 50 anos e, com o tempo, vários animais foram desaparecendo do parque. As discussões sobre a retirada dos animais naquele espaço também não são de hoje. Já temos, inclusive, um parecer oficial do Ministério Público de Pernambuco contrário à manutenção dos animais”, disse a vereadora, acrescentando que é um desrespeito à Lei estadual 14.639, sancionada em abril de 2012, que proíbe animais silvestres, selvagens ou exóticos em ambientes de clausura em praças, parques e espaços públicos semelhantes. “O artigo 32 da lei (9.695/98) de crimes ambientes, também é claro quando diz que: ‘O barulho decorrente da movimentação em eventos realizados no parque ultrapassa os limites permitidos pela legislação ambiental’”.
A parlamentar detalhou que os animais são submetidos à poluição sonora. “O que parecia ser uma diversão, na verdade, é a cultura de exploração. Os animais não podem e não devem permanecer naquele espaço sendo explorados para gerar diversão e entretenimento. Os sinais são visíveis do estresse causado pelos ruídos do trânsito como buzinas, carros de som e manifestações que sempre acontecem dentro e no entorno do 13 de Maio. Estou enviando ofício à Prefeitura do Recife e tenho certeza de que vou contar com a sensibilidade do prefeito João Campos para que esses animais sejam colocados em um ambiente seguro, tranquilo e acompanhados de perto por especialistas. Também estamos fazendo um apelo, por meio de um ofício para vários órgãos”, acrescentou a vereadora.
Seguindo recomendações de ativistas da causa ambiental, Aline Mariano defendeu a retirada dos animais do local para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). “Uma alternativa é colocar no Cetas, lá na Guabiraba, que lá tem como acolher até 60 animais. É um espaço voltado à reabilitação de animais silvestres administrado pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e poderá ser, sim, um novo lar”, finalizou a parlamentar.
Atualmente, habitam no Parque 13 de Maio 11 macacos-prego, 12 araras Canindé, um papagaio, uma maritaca, duas seriemas, um pavão, além de galinhas, gansos, patos, saguis e camaleão.
PARCÃO – Aline Mariano também solicitou à Prefeitura do Recife a criação de um ParCão no Parque 13 de Maio. Para vereadora, a criação desse equipamento de integração entre os animais, de vários portes e raças, com espaços para brincadeiras e atividades físicas, é mais uma opção de lazer para as pessoas que utilizam o parque para levar seus pets.