O bicentenário da Independência do Brasil é uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a história do país através do entretenimento; veja filmes e séries.

O bicentenário da Independência do Brasil, celebrado nesta quarta-feira (7), é uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a história do país através do entretenimento. Ao longo das últimas décadas, diversas produções se preocuparam em reproduzir o período no cinema e na televisão.

Com o aniversário de 200 anos do importante acontecimento político, novas produções também estão estreando na TV. Confira a lista abaixo.

Filmes sobre a Independência do Brasil. O que assistir no 7 de setembro?

Independência ou Morte (1972)

DIVULGAÇÃO
CINEMA “Independência ou Morte”, de 1972, celebrou Bicentenário da Independência – DIVULGAÇÃO

Lançado durante as comemorações dos 150 anos da Independência do Brasil, o filme “Independência ou Morte” foi dirigido por Carlos Coimbra, e produzido pela Cinedistri.

O filme traz Tarcísio Meira como Pedro I do Brasil e Glória Menezes como a Marquesa de Santos. Na época, o casal era o principal casal da TV Globo.

O longa traz uma visão romantizada do processo que levou à emancipação política do Brasil em relação a Portugal, além de outros eventos como o caso do imperador com a Marquesa de Santos.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Carlota Joaquina é um dos filmes cobrados no programa do seriado para os candidatos do 1º ano. Foto: Divulgação
carlota – Carlota Joaquina é um dos filmes cobrados no programa do seriado para os candidatos do 1º ano. Foto: Divulgação 

Considerado como a retomada do cinema brasileiro após uma fase de marasmo, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, de Carla Camurati, é um filme histórico-satírico.

Ele acompanha a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro, onde a nobreza viveu exilada por 13 anos. Assim, acompanha de forma bem humorada os acontecimentos que antecederam a Independência em 1822.

O filme “Bonifácio – O Fundador do Brasil”, de Mauro Ventura, acompanha a trajetória do cientista, filósofo, estrategista e herói de guerra brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva.

O personagem histórico teve um papel decisivo no processo de emancipação do Estado brasileiro em relação a Portugal, sendo conhecido pelo título de Patriarca da Independência.

Através de entrevistas com historiadores, a trajetória de sua vida, assim como suas aventuras, são reveladas em um formato inovador, que vai muito além dos livros de história.

Este é um documentário produzido pela TV Brasil que contou com a colaboração de três professores especialistas, o arquivo traz os resultados de pesquisas realizadas ao longo de 15 anos pelas bibliotecas do Brasil, Portugal e EUA.

“Independências”

TV CULTURA/DIVULGAÇÃO
TELEVISÃO Minissérie “Independências”, da TV Cultura, vai mostrar bastidores da época sob nova ótica – TV CULTURA/DIVULGAÇÃO 

“Independências” é uma minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho que estreia na TV Cultura nesta quarta-feira, justamente no 7 de setembro, quando o Brasil comemora o bicentenário da Independência.

A produção contará com 16 episódios, com exibição de um por semana, resgatando personagens e fatos históricos relegados ao segundo plano.

Para além de revelar os bastidores da família real portuguesa e da oligarquia nacional, tem a árdua tarefa de mostrar quais os papéis do povo – indígenas, negros escravizados e pobres. O elenco conta com Antônio Fagundes (Dom João VI) e Daniel de Oliveira (Dom Pedro I). 

“200 Anos da Independência – Ainda tem Pendência?”

CHICO GADELHA/TV GLOBO
TELEVISÃO Falcão é o líder de uma trupo de audiovisual que vai rodar o país em “200 Anos da Independência – Ainda tem Pendência?” – CHICO GADELHA/TV GLOBO 

O especial “200 Anos da Independência – Ainda tem Pendência?”, produzido pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, será exibido na emissora logo após Pantanal, nesta quarta-feira (7).

Com apresentação de “Falcão”, o especial faz uma divertida releitura dos principais marcos e personagens do movimento e sobre o que significa independência para o povo 200 anos depois do grito às margens do Rio Ipiranga.

 

 

“Barroso veta piso de enfermagem mais aumentou salário para R$ 46 mil”, diz Gilson Machado

Emmanuell Clecio nos braços de Marília Arraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *